Vencedor

segunda-feira, 20 de outubro de 2008 18:25 Postado por Letícia Rivero
Estou completamente convencida que Deus projetou cada um de nós para ser um vencedor. Mesmo que nós não vejamos desta forma, Ele nos vê como campeões! Esta verdade sobre nós mesmos por vezes está escondida entre os entulhos de argumentos da nossa alma, por debaixo das nossas limitações naturais, contudo ela está aí, por mais escondida que esteja dentro de você, ela existe e é um principio de Deus na sua vida.

“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8:37)

Davi foi um dos grandes homens vencedores que conhecemos na palavra de Deus. Porém ele não nasceu se sentindo desta maneira.

“Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5)

Ele não era de uma família conhecida e respeitada, era o menor de sua casa, o esquecido. Sua infância não teve nada de extraordinário nem fisicamente tinha atrativo, aos olhos humanos e naturais um jovem qualquer sem qualquer relevância (1 Samuel 16:1-13).
Quando foi escolhido por Deus este jovem não demonstrava sinais do grande rei que no futuro se tornaria. Porem Deus nos vê de uma maneira diferente. Nós vemos a aparência, as habilidades, as conquistas; olhamos para questões culturais, mas Deus vê o coração.
Ele não nos vê como somos, ele contempla-nos da maneira que seremos!
Mas você pode estar se perguntando: “Mas como posso me tornar esta pessoa vencedora? O que eu tenho que fazer?”.
Davi descobriu o caminho da vitória através de suas decisões e suas atitudes com relação à vontade de Deus.
Todos os dias de nossa vida fizemos uma opção: ser um vencedor ou um perdedor, pois Deus permite situações em que suas decisões e atitudes com relação a Ele, aos outros e a você determinarão esta escolha.
Diante da afronta de Golias Davi poderia ter feitos como os demais israelitas “... ouvido as afrontas do filisteu, Saul e todo o Israel, espantaram-se e temeram muito” 1Samuel 17:11. Davi poderia ter utilizado vários argumentos, sua idade, seu porte físico, pois ele não era nem mesmo um soldado treinado, contudo mesmo diante de tantos empecilhos Davi não se deixou dominar pelo medo natural ele disse: “O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; Ele me livrará das mãos deste filisteu” 1Samuel 17:37.
Ele tomou a decisão de enfrentar este desafio e desta maneira Deus manifestou através dele a Sua vontade, Davi foi reconhecido diante de todo o Israel como um homem de coragem.
Ele teve uma atitude certa com respeito a Deus, pois confiou totalmente Nele.
Entre momentos de glória e dor, Davi teve a oportunidade de escolher entre os seus argumentos e a vontade de Deus. Quando foi perseguido por Saul, ele jamais se permitiu vingar-se, ainda que oportunidades tenham surgido.
Ele teve uma atitude correta com relação a Saul, apesar dos comportamentos reprováveis do rei Saul, jamais ousou desrespeitar ou tomar o seu poder, manteve sua aliança e esperou pacientemente para acender ao trono, Davi não queria manipular o tempo de Deus.
Em muitos momentos de sua história vemos Davi tendo atitudes corretas com os outros abrindo mão de seu próprio beneficio.
Mas não posso deixar de salientar a manifestação de bondade para com Mefibosete, filho de Jônatas seu grande amigo. Davi retribuiu um favor de Jônatas cuidando de Mefibosete, e o fazendo como um dos filhos do rei.
Mas para mim o que mais me fascina na vida de Davi é a sua atitude com relação a ele mesmo. Durante sua jornada de grandes vitórias e conquistas, Davi comete um erro gravíssimo. Deseja uma mulher casada, adultera, cria uma situação para que esta fique viúva e a toma como mulher, fez o que era mau perante os olhos de Deus.
Tantas posturas corretas em sua vida, quando sem perceber Davi se afastou de Deus, deixando assim que sua vontade de homem carnal prevalecesse. Quando lemos esse triste momento da vida deste grande homem temos a sensação de que tudo está acabado, arruinado. Mas Deus não desistiu de Davi, Ele envia Natã para expor seu erro. Diante do confronto Davi poderia ter se escondido, mentido, se justificado, contudo reconheceu humildemente seu pecado aceitou a exposição do que havia feito e assumiu as conseqüências.
Imagino como tudo isso deve ter sido duro para Davi, o arrependimento consumindo o seu ser, uma vontade de voltar atrás e corrigir o que havia feito. Ele poderia ter passado o resto da sua vida se sentindo sujo e sem perdão, mas não, ele chorou amargamente seu pecado e viveu o perdão, provou da graça.
Davi escreveu o Salmo 51, após Natã o ter confrontado.
“ Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Salmo 51:7-10)

Nossas decisões e obediência a Deus vão definir se seremos vencedores ou não. Não se deixe levar por uma auto-imagem negativa, pois esta nos leva muitas vezes a menosprezar a nossa capacidade de vencer e decidir pela coisa certa. Deus tem vitória para você! Não importa o que você já tenha sido ou feito, de que família você vem, não importa suas fraquezas e limitações, você pode reescrever sua história e ter uma vida vitoriosa.
Assim como nos tempos de Davi, hoje Deus está buscando pessoas que tomem as decisões certas, cujas atitudes sejam corretas e que o obedeçam acima de suas próprias vontades.
Jovem, você está disposto a ser essa pessoa? Ninguém além de você pode tomar essa decisão.
Não olhe as circunstâncias ao seu redor, veja além, peça para Deus para que você se veja da maneira que Ele te vê. Tenho certeza que você jamais será o mesmo, será um grande vencedor!