É dada a largada

quinta-feira, 23 de outubro de 2008 04:40 Postado por Letícia Rivero
Você já viu alguma maratona? Tudo se inicia com os corredores a posto, cada um em sua respectiva raia, tensos e concentrados à espera da largada. Antes mesmo de começar a competição cada corredor já tem um objetivo traçado: vencer!
Já conhecem bem o trajeto, pois já gastaram horas e horas de estudo a respeito de como atingir a vitória, sabem quantos quilômetros vão percorrer e aproximadamente quanto tempo vai levar.
Ao som de largada, cada corredor se empenha ao máximo para atingir seu objetivo, usa para isso todas as suas energias e forças. O som da torcida o faz confiante e o embala em cada obstáculo, não o deixa esmorecer.
Quando vêem o ponto de chegada buscam forças do mais profundo do seu ser, aumentando assim a velocidade, e ao chegarem ao ponto final são tomados por um profundo prazer, e uma certeza de dever cumprido.
Ao ler esse texto de Hebreus percebemos que seu autor compara a nossa vida como uma destas corridas, contudo conhecemos a largada, porém o trajeto e a chegada, bem como todos os seus obstáculos são completamente desconhecidos. Nossa torcida é composta por uma nuvem de testemunhas, heróis da fé, que venceram e pelos seus passos nos motivam a continuar. Escutamos o “som” de seus testemunhos e assim como num corredor de maratona estes sons geram em nós uma confiança que nos leva a vencer os obstáculos e garantir a vitória.
Precisamos olhar para estes heróis e recarregarmos nossas energias através de suas vidas. Noé não se importou com o que os outros poderiam dizer ao seu respeito e se manteve firme, certo da promessa, Abraão obedeceu e largou tudo o que tinha na certeza de que Deus estava com ele, Sara era estéril mas viu Deus operar um milagre em sua vida, pois o poder de Deus vai além de laudos médicos. Jacó apesar de seus muitos erros se arrependeu e foi restituído, deixou de ser Jacó pra ser Israel. José venceu a rejeição, a tentação, prisão e sofrimento e se tornou governador de Egito. Moisés venceu suas limitações físicas e da alma, e libertou seu povo da escravidão.
Foram tantos os heróis que venceram adversidades, fome, frio, vergonha, feras, espada, escárnio, açoites e tantas outras pesadas tribulações que não há como descrever.
Todos estes homens e mulheres são assim como nós, limitados, e cheios de questionamentos, porém tinham um diferencial fundamentaram a sua vida numa palavra muito simples mas cheia de significado, eles apenas tiveram fé.
“Ora a fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que não se vêem.” Hebreus 11:1
Eles não se deixam guiar por situações ou circunstâncias, mas desempenharam a sua carreira com a certeza que Deus estava com eles, e com a paixão necessária para não os deixar desistir.
Precisamos olhar para eles, e principalmente para Jesus Cristo que se fez assim como nós homem, venceu a morte e nos deu nosso maior exemplo, para que não venhamos a nos fadigar durante nossa “maratona” e nem mesmo desmaiar em nossa alma. Mas que possamos seguir firmemente na certeza de que já temos garantida a vitória.