O surpreendente e transformador amor de Deus

quinta-feira, 23 de outubro de 2008 04:38 Postado por Letícia Rivero
Como você definiria a Deus?
Quando olhamos em sua palavra percebemos várias características sobre a sua natureza, infinitas qualidades e incomparáveis atributos. João através do Espírito Santo o definiu de uma maneira simples e profunda ele diz
“Deus é amor” 1 João 4:8. Nossas definições humanas sobre amor são entendidas em alguns casos como fraquezas ou bondades, porém o amor de Deus é santo e não um simples sentimento. O amor de Deus é a causa que move todos os seus atos de misericórdia e graça, é o principio que nos confere bênçãos eternas, é a prova de que somos especiais e percebemos isso através da obra de redenção da humanidade através da morte de Jesus na cruz. Leia 1 João 4:7-21.

Algumas características do amor de Deus

1. Seu amor é eterno. “Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí”. Jeremias 31:3. Aqui o segredo da atração do pecador a Deus é explicado. Ele atrai porque Ele ama. “Bem-aventurado aquele a quem escolhes, e fazes chegar a ti”. Salmo 65:4. O amor que nos comprou também nos procurou, e trouxe-nos a um lugar de segurança. Nunca houve tempo que Deus não amasse Seu povo, e nunca haverá tal dia. Ele nos amou tanto antes de sermos salvos quanto após sermos salvos, “em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. Romanos 5:8.

2. Deus é imutável. Deus não muda nem pode haver mudança em Seu amor. “Como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim”. João 13:1. O amor de Deus não é sujeito a mudança. Nada há no pecador que faça Deus amá-lo, seu amor é soberano e de graça. O único motivo de sua atração por nós foi seu querer, Seu desejo.

4. O amor de Deus é eficaz. Grande é o significado de ser amado por Deus. Muitas vezes somos amados pelos que não podem nos ajudar. Eles não têm a capacidade de fazerem por nós o que desejariam fazer. “Ora àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” Efésios 3:20. Deus possui as duas ferramentas necessárias para transformar toda e qualquer situação em nossa vida, 1º o amor e 2º o poder de realizar.

Manifestações do amor de Deus

Quando amamos alguém expressamos este amor através de atitudes as quais quem é amado percebe esse tal sentimento. Desta mesma maneira Deus demonstra seu amor para conosco. Mas como saber se Deus realmente me ama? A palavra diz “ Nós amamos porque ele nos amou primeiro” 1 João 4:19, ou seja antes que você ame a Deus, Ele já te ama e manifesta seu amor das seguintes formas:

1. O amor de Deus pelo pecador manifestou-se através do seu Filho. O amor dá o tem de melhor. Deus amou de tal maneira que deu seu único Filho. ”Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados” 1 João 4:10-11 . Deus entregou seu filho à morte para que através dele obtivéssemos a vida eterna, e “Todo aquele que confessar que Jesus é filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus” 1 João 4:15. Deus que é rico em misericórdia, por causa de Seu amor para conosco, nos vivificou juntamente com Cristo.

2. O amor de Deus é manifesto no novo nascimento. Por intermédio do seu amor temos a chance de nascer de novo, termos uma nova vida, onde as coisas velhas tenham passado, “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus”. 1 João 3:1. Não somos apenas chamados filhos, mas somos feitos filhos de Deus pelo novo nascimento. ”Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.” 1 João 5:1

3. O amor de Deus é manifesto na disciplina. A disciplina é uma expressão e prova de amor. “Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho”. Hebreus 12:6. Aqui está a prova de que nenhum filho de Deus é perfeito. A palavra corrigir significa; treinar um filho, criá-lo, e a palavra açoitar significa surrar. Os filhos necessitam de treino e açoites, e o amor de Deus nos dará o que necessitamos. A correção vem da mão amorosa de um Pai sábio. Quando os santos são confrontados por causa do pecado, eles são corrigidos pelo Senhor para não serem depois condenados com o mundo, 1 Coríntios 11:32. A correção não é prazerosa, mas é proveitosa; ela multiplica os frutos de retidão e nos faz participar da Sua santidade. Hebreus 12:10-11.

Conclusão
Muitas vezes sentimos dificuldade de entender o amor de Deus, pois cremos que o amor se demonstra quando há merecimento, contudo Deus não olha para nós desta maneira, ele nos amou mesmo sendo nós pecadores e em misericórdia Ele desperta o pecador morto para a vida, e esta maravilhosa misericórdia é resultante de seu grande amor e graça. Contudo para sermos participantes desta reconciliação entre Deus e os homens, precisamos não apenas crer no seu amor, mas confessar e nos arrependermos de uma maneira genuína e decidirmos por uma nova vida. Gosto de uma frase muito conhecida do escritor cristão Max Lucado que diz: “Deus o ama como você é, mas ele não quer que você permaneça deste jeito, Ele quer que você seja como Jesus”
Decida hoje a se parecer com Jesus, para que você também manifeste através de sua vida este mesmo amor surpreendente e transformador.