Afiando o machado

segunda-feira, 20 de outubro de 2008 18:36 Postado por Letícia Rivero
Esta semana li uma famosa ilustração sobre dois lenhadores que decidiram definir quem era o melhor lenhador. Acordaram cedo e começaram a cortar a lenha. Aquele que tivesse o maior monte de lenha ao por do sol seria o melhor. A disposição deles era impressionante, porém um dos lenhadores tinha o hábito de dar uma “paradinha” de vez em quando. Ele a cada hora dava um pequeno intervalo, parava de cortar lenha. O outro lenhador percebendo a atitude do colega pensou: dessa forma vai ser fácil, pois eu não preciso parar e vou vencer. Quando o sol se pôs, o lenhador que não parou de cortar lenha perguntou admirado ao colega: - -Como você cortou mais lenha tendo parado a cada hora? O lenhador que tinha parado a cada hora responde: A cada hora de trabalho eu dou uma “paradinha” que além de me proporcionar descanso, é um tempo necessário para eu afiar o meu machado.

É impressionante como somos tentados quase que diariamente a ceder ao ativismo. Temos uma tendência a ativarmos o “piloto automático”, é como se tivéssemos um botão de “ativar” que quando acionado nos conduzisse a efetuar todas as atividades programadas de uma maneira fria, calculada e se possível perfeita, assim como máquinas, apenas visando o produto final.
Essa tendência além de forte é traiçoeira e mortal. Quando aceitamos essa condição por um momento temos a sensação de estar tudo bem, afinal de contas estamos realizando tudo conforme o esperado, porém com a passar dos dias um profundo vazio vai tomando conta de nós, o cansaço, e a falta de produtividade efetiva aos poucos trás uma terrível frustração. A conquista dos outros ao nosso redor, ao invés de nos alegrar nos incomoda, pois passa a representar a nossa incapacidade de conquistar.
Sem que nos demos conta começamos a olhar para os lados tentando justificar tais sentimentos. Por um momento achamos que o problema está na nossa família: “Meus pais só me exigem, não reconhecem o que eu faço!”. Sentimos uma imensa vontade de largar tudo, - Meu trabalho me atrapalha, estou sendo injustiçado! Ou então - Vou largar minha faculdade, não é o que eu quero, estou cansado! Muitas são as nossas justificativas, deixamos gradativamente de freqüentar os cultos, à célula, ao discipulado, tudo por um motivo só: - Estou cansado!
É triste como vemos líderes desta mesma maneira, querendo desistir da liderança, completamente desestimulados, sem vontade de continuar. Já vi muitas pessoas até mesmo querendo mudar de “igreja”, pois acreditam que suas atividades estão atrapalhando a sua vida, se sentem exigidos pelos líderes ou até mesmo pelo pastor.
Tenho uma notícia ruim e uma boa para te dar! A ruim, é que o problema não está na sua casa, no seu trabalho, na sua faculdade, na sua igreja, no seu líder ou no seu pastor, o problema está em você! Sei que talvez você resista à essa verdade, porém não há como fugir dela.
Mas a boa noticia é que existe esperança para você! Quando reconhecemos que o problema está em nós é muito mais fácil mudar, basta tomar uma decisão de ajustar nossa vida à vida de Deus, e voltar nossos olhos para Ele.
Assim como aquele lenhador que acabou perdendo a competição, você talvez tenha esquecido alguns princípios básicos.
Um deles é, sempre dê uma paradinha. Primeiramente porque somos seres humanos e nos cansamos, precisamos ter bons momentos de descanso e sono, o próprio Deus estabeleceu desta maneira “E, havendo Deus terminado a sua obra no sétimo dia, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito” (Gêneses 2: 2). Se proponha a parar um pouco e organizar melhor o seu tempo, separe um tempo semanal para sua família, e seja disciplinado em cumprir esses horários, você já vai sentir a diferença.
Sob outro aspecto dar um “paradinha” nos leva a afiar nosso machado. “Como o ferro com o ferro se afia, assim o homem afia ao seu amigo” Provérbios 27:17
Saiba que o Deus colocou na sua vida um amigo de fé e de ferro que vai te ajudar a permanecer afiado. Esse amigo é seu líder. Nós precisamos frequentemente ser afiados, ou seja, tratados, confrontados por nossa liderança. Alguns fogem desse processo em sua vida, e acabam perdendo o “fio” e deixam de desenvolver o máximo de seu potencial.
Agora a principal “paradinha” que precisamos dar é para dedicarmos tempo com Deus. Quando somos cheios de sua presença e de sua palavra passamos a viver suas promessas, pois a fé é ativada em nosso interior, deixamos de viver pelas circunstâncias, mas somos levados a viver no Espírito e é ele que opera a palavra de Deus em nossas vidas,
“ Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem vigor. Os jovens se cansam e se fadigam, e os moços exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fadigam” Isaias 40:29-31
Deixe agora mesmo de culpar as situações ao ser redor, desligue o piloto automático, dê uma “paradinha”, descanse, afie seu machado e siga em frente, pois ainda há muita lenha para cortar. E saiba Deus está ao seu lado, Ele te dará forças para continuar.